PDS-E: Em direção a um processo para desenvolvimento de Software Educacional

Lucia Giraffa, Sabrina Marczak, Rafael Prikladnicki

Resumo


Resumo: Os programas educacionais, conforme a metodologia utilizada pelo professor, podem ser explorados de diferentes formas. Neste sentido, estes ambientes requerem um conjunto de funcionalidades para atender os aspectos pedagógicos, identificados pelos professores especialistas. Como esta tarefa não é de fácil execução dado o perfil diferenciado da equipe interdisciplinar, faz-se necessário que se utilize uma metodologia para guiar e organizar todo o projeto de desenvolvimento do software. Neste artigo apresenta-se um relato de experiência em uma disciplina da graduação da PUCRS no intuito de formalizar as práticas de engenharia de software adotadas para o projeto e desenvolvimento de software educacional, através do projeto PDS-E.

Abstract: Educational software can be explored in different ways according teachers goals and methodologies. The design of such systems needs to support a great variety of requirements related to educational functionalities. This paper presents PDS-E, a set of Software Engineering practices applied to design educational applications. PDS-E was written to help teachers and others educators to organize and to formalize their ideas concerning the system design, including pedagogical features. It was tested in real situation with teachers from High Schools with different backgrounds.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p