Finance Math Game: Uma proposta lúdica interdisciplinar para Ensino de Educação Financeira com Scratch

Fernando Lucas de Oliveira Farias, Elvis Melo, Juliana Oliveira, Charles Madeira, André Campos

Resumo


A educação financeira - EF como tema transversal obrigatório previsto na BNCC, tem como objetivo proporcionar ao estudante, desde cedo, o desenvolvimento de habilidades relacionadas a bons hábitos de consumo e planejamento financeiro; sendo um desafio a prática docente sua integração com as demais disciplinas do currículo. Neste contexto, o Finance Math Game surge como proposta lúdica interdisciplinar para ensino de EF com Scratch. A metodologia utilizada na condução do experimento é norteada pelo Design Thinking. Os resultados obtidos na fase de imersão inicial e avaliação de reação indicam que a proposta é capaz de estabelecer relações entre as dinâmicas do curso técnico de Lazer com os conhecimentos sobre EF, utilizando o pensamento computacional e Scratch como tecnologia potencializadora

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1359