Sistema de Autoria e Tutor Inteligente – SATI : Desenvolvimento e Validação na Formação Continuada

Tanise Paula Novello, Silvia da Costa Botelho, Ivete Martins Pinto, Renato Neves, William Lautenshlager, Lorenzo Taddei

Resumo


Resumo: O presente artigo propõe uma arquitetura para sistemas de tutoramento inteligente e ferramentas de autoria, sendo claramente definidos os agentes externos e internos que a compõe e com ela interagem. Dos módulos existentes, detalha-se principalmente, de forma original, dois deles: o módulo pedagógico e o módulo social. Neste trabalho, o conhecimento fornecido pelo autor do curso encontra-se armazenado sob a forma de um grafo (os nodos são conteúdos e os arcos são relações entre estes). O curso (iniciando e terminando em nodos) vai sendo apresentado a cada aluno através da estratégia pedagógica adotada, a qual resume-se a um dos diferentes tipos de algoritmos de busca em grafos. Também define-se o módulo social responsável pela interação entre os aprendizes/monitor/autor, bem como avaliação do desempenho da turma e sua influência nos cursos individuais associados a cada aprendiz. A arquitetura proposta foi implementada em uma ferramenta denominada SATI – Sistema de Autoria e Tutor Inteligente. Esta ferramenta, bem como um estudo de caso através de seu uso junto a um curso de formação de professores, será apresentada ao final deste artigo.

Abstract: The present article proposes an architecture for Intelligent Tutoring Systems and authorship tools, being clearly defined the external and internal agents that compose it and with it. Of the existent modules, are detailed mainly, of original form, two of them: the pedagogic module and the social module. In this work, the knowledge supplied by the author of the course is stored under the form of a graph (the nodes are contents and the arches are relationships among these). The course (beginning and finishing in nodes) goes being presented to each student through the adopted pedagogic strategy, which is summarized one of the different types of graphs search algorithm. Also the responsible social module for the interaction among the apprentices/monitor/author is defined, as well as evaluation of the performance of the group and its influence in the individual courses associates to each apprentice. The proposed architecture was implemented in a denominated tool SATI - System of Authorship and Intelligent Tutor. This will be introduced to the end of this article, as well as the study of case through its use to a course of teachers' formation.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p