A Robótica Educacional na Perspectiva das Metodologias Ativas

Maria Aparecida de Faria da Silva, Márcia Oliveira

Resumo


A escola contemporânea tem diante de si um grande dilema: Como promover um de método ensino motivador e relevante ao processo de aprendizagem? Como tornar os alunos agentes do próprio desenvolvimento? Diante dessa realidade, destacamos a Robótica Educacional como um instrumento que oferece várias possibilidades para potencializar e facilitar o processo de aprendizagem. Ela pode permear a interdisciplinaridade de forma atrativa, facilitando a compreensão de diferentes conhecimentos, alinhando a teoria e a prática. Dessa forma, os alunos participam ativamente nas etapas de criação de um robô (idealização, montagem e programação) e nesse processo eles vão desenvolvendo habilidades como: colaboração, criatividade, autonomia, senso crítico, trabalho em equipe e responsabilidade. Dentro dessa visão, este artigo apresenta um relato de experiência de como a robótica se enquadra como um instrumento efetivo na perspectivas da metodologias ativas para a educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1289