Um estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio espacial no ensino médio através da utilização do software Calques 3D

George de Souza Alves, Adriana Benevides Soares, Cabral Lima

Resumo


Resumo: O objetivo central do presente trabalho foi investigar se a combinação de uma seqüência didática utilizando o Princípio de Cavalieri e a utilização de um software de geometria dinâmica pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio espacial no ensino médio. Os sujeitos da pesquisa eram 70 alunos do período noturno de uma escola técnica, sendo que 39 deles tiveram aulas num laboratório de informática e 31 tiveram aulas clássicas de geometria espacial. Para análise dos resultados foram utilizados testes de raciocínio da bateria BPR- 5, um teste de conhecimento geométrico sobre o tema escolhido e as notas das provas com o conteúdo proposto. Os resultados mostraram um melhor desempenho entre os alunos que utilizaram a ferramenta computacional.

Abstract: The main objective of the present work was to investigate if the combination of a didactic sequence using the Principle of Cavalieri and the use of a software of dynamic geometry can contribute for the development of the space reasoning in secondary school. The citizens of the research were 70 pupils of the nocturnal period, being that 39 of them had had lessons in a computer science laboratory and 31 had had classic lessons of space geometry. For analysis of the results, tests of reasoning of the BPR-5 battery had been used, besides a test of geometric knowledge on the chosen subject and the notes of the tests with the considered content. The results had shown one better performance between the pupils who had used the computational tool.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p