Robótica Educacional em escolas públicas

Laureane Sousa, Veruska Machado

Resumo


Pensando na busca de metodologias que pudessem amenizar o deficit de aprendizagem, utilizou-se a robótica educacional como estratégia pedagógica. O objetivo era avaliar a robótica educacional como estratégia para motivar o aprendizado e desenvolver em crianças os fundamentos básicos da computação; a capacidade de aplicar conceitos da matemática, bem como a capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe e de se comunicar. Usou-se como instrumentos de coleta de dados: observações in loco; fichas de acompanhamento e questionários. A iniciativa foi desenvolvida em 2 fases, por meio de um curso de Introdução à robótica, orientado pelo conceito de ensino híbrido, no qual foram trabalhados temas ligados a cultura tecnológica e pensamento computacional. Como resultado constatou-se maior concentração ao realizarem as atividades; que eles conseguem apreender os conceitos do pensamento computacional, da programação e da robótica; que a percepção do erro é vista de forma diferente quando se tenta construir algo; evolução da autonomia e o aprimoramento das soft skills.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1184