Informática e Educação Matemática: um estudo de caso com triângulos através da Geometria Dinâmica

George de Souza Alves, Adriana Benevides Soares, Cabral Lima

Resumo


Resumo: A finalidade do presente estudo foi analisar a contribuição de um software de geometria dinâmica para a compreensão de conceitos relacionados a triângulos, em contraste com os resultados apresentados por alunos que estudaram o mesmo conteúdo através das representações estáticas do quadro de giz ou dos livros didáticos. O trabalho de campo se realizou com 10 alunos voluntários do período diurno na faixa etária de 15 a 17 anos, sendo que 5 deles participaram do grupo experimental e os outros 5 participaram do grupo de controle. Observou-se que os sujeitos do grupo experimental aperfeiçoaram as justificativas de seu raciocínio e as formas de expressar algumas definições e as aulas com o computador parecem ter contribuído para a mudança deste quadro.

Abstract: The purpose of the present study was to analyze the contribution of a software of dynamic geometry for the understanding of related concepts the triangles, in contrast with the results presented for pupils who had the same studied content through the static representations of the chalk picture or didactic books. The field work carried through with ten voluntary pupils of the daylight period with ages between fifteen and seventeen years, being that five of them had participated of the experimental group and the other ones had participated of the control group. It was observed that the citizens of the experimental group had perfected the justifications of their reasoning and the forms to express some definitions. The lessons with the computer seem to have contributed for this change.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p