Utilização do PBL para o acompanhamento na aprendizagem de SCRUM.

Carlos Henrique Bezerra de Macedo, Sarah Sotero, Danieli Silva de Souza Rabelo, Ricardo Valentim

Resumo


Abstract This study reports on the efficiency of learning processes, based on the Problem Based Learning (PBL) methodology applied to Scrum, which is used in project management and planning of complex software and differs from the system management. Both adopted by the School of Programming, delving deeper into how the PBL tied to Scrum learning can be effective in enhancing student performance. Keywords: PBL, ABP, Scrum, methodology, efficient. Resumo Este estudo relata a eficiência de processos de aprendizagem, tendo como pilar a metodologia Problem Based Learning(PBL), ou Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) aplicada ao Scrum, que é utilizada em gestão e planejamento de projetos de softwares complexos e difere do sistema tradicional de gerenciamento. Ambos adotados pela Escola de Programação, aprofundando-se em como o PBL atrelado à aprendizagem de Scrum pode ser eficiente em aumentar o desempenho dos alunos. Palavras-chave: PBL, ABP, Scrum, metodologia, eficiente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1079