Ensino Híbrido Aplicado a Capacitações Profissionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Igo Joventino Dantas Diniz, Apuena Gomes

Resumo


O ensino híbrido (EH) combina práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos em ambos. Pode ser aplicado em empresas, promovendo treinamentos interativos, dinâmicos e personalizados. O presente estudo realiza um mapeamento sistemático da literatura (MSL) afim de entender o estado da arte sobre o tema no Brasil e no mundo, a partir de trabalhos que abordem o EH como metodologia aplicada ao processo de capacitação profissional. Foram mapeados 290 trabalhos que, após critérios de inclusão e exclusão, resultaram em 11. Os trabalhos selecionados estão distribuídos em diferentes níveis, áreas de estudo e abordagens, possibilitando refletir a realidade a nível mundial, bem como servir de base para estudos futuros.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1004