Ambientes de autoria de testes e apoios à avaliações psicológica e psicopedagógica

Luciana S. Soprani, Renata N. Leal, Sônia R. F. Enumo, Crediné S. de Menezes

Resumo


Resumo: Para prover ambientes de apoio à avaliações psicológicas e psicopedagógicas, estuda-se um recorte do processo de avaliação e propõe-se uma ontologia desse domínio, como um modelo geral. O artigo apresenta a ontologia e um ambiente computacional derivado do modelo. A proposta de apoio ao trabalho de psicólogos e psicopedagogos, visa contribuir com a identificação e superação de dificuldades de pessoas com necessidades especiais, promovendo sua inclusão social.

Abstract: To provide a support environment to the psychological and psycho-pedagogical assessments, a part of the evaluation process is studied and it is proposed an ontology of this domain, as a general model. The article presents the ontology and a computer environment derived from the model. The psychologist and psycho-pedagogues work support proposal aims to contribute to identify and to overcome the difficulties of people with special needs, promoting their social inclusion.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p