Cartas Interativas: desenvolvendo o pensamento algébricomediado por um software educativo

José Aires de Castro Filho, Laécio Nobre de Macedo, Monalisa de Abreu Leite, Raquel Santiago Freire

Resumo


Resumo: O presente estudo investigou o desenvolvimento de estratégias utilizadas por alunos durante a utilização de um software educativo, intitulado Cartas Interativas, e a relação dessas estratégias com o pensamento algébrico. A pesquisa foi realizada com seis alunos de 6ª, 7ª e 8ª séries de uma escola pública da cidade de Fortaleza. Os pesquisadores realizaram entrevistas clínicas individuais com os alunos durante o uso do software. Os resultados obtidos indicam que os alunos desenvolveram características próprias do pensamento algébrico como: uso de símbolos para representar valores desconhecidos e procedimentos de montagem e resolução de equações e inequações.

Abstract: The present work investigated the development of strategies by students while using an educational software called Interactive Cards. The study also verified the relationship between the strategies found and the algebraic reasoning. The research was conducted with six middle school students (6th, 7th and 8th grades) from a public school. Researchers conducted clinical interviews with individual students while they solved the problems proposed by the software. The results indicate a development of thinking skills related to the algebraic reasoning such as: use of symbols to represent unknown quantities and procedures to solve equations and inequalities.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p