Trabalhando Fractais no Logo: uma experiência no ensino fundamental

Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Carmen Faria Santos

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta uma experiência realizada com alunos da 7ª série do ensino fundamental no trabalho com Matemática utilizando a geometria fractal como uma ferramenta enriquecedora e motivadora ao aprendizado de diversos conceitos matemáticos, como, por exemplo: a proporcionalidade, a simetria, a congruência, a rotação, a semelhança e a generalização. O trabalho foi realizado com a utilização do computador, especificamente utilizando a linguagem Logo, com a finalidade de motivar e potencializar a aprendizagem de forma significativa, valorizando a criatividade dos estudantes, permitindo que eles pudessem ser donos da construção do seu saber e, principalmente, que utilizassem o computador para estimular as atividades cognitivas.

Abstract: This paper presents a experience developed with students of 7th grade in a work with mathematics using fractal geometry as a powerful tool to the learning of many mathematical concepts, for exemple the proportionality, the simmetry, the congruence, rotation, similarity and the genalisation. This project was accomplished using the computer specifically with the logo loughuage with the objective to motivate and to potentiate the larner in a significant way valuing the students creativity, allowing them to be owners of the building of the knowledge and mainly that used the computer to stimulate the cognitives activites.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p