A Aprendizagem da Física no Ensino Fundamental em um Ambiente de Robótica Educacional

Carmen Faria Santos, Crediné Silva de Menezes

Resumo


Resumo: Este artigo relata um experimento desenvolvido com estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental, tendo como alvo observar como ocorre a tomada de consciência dos conceitos de Física introduzidos nesta série, a partir de atividades experimentais e teóricas, baseadas em desafios e apoiadas em um ambiente de Robótica Educacional. Acredita-se que um Ambiente onde o aprendiz possa expressar suas idéias construindo e testando protótipos vai proporcionar tanto para os professores como para os aprendizes, um espaço mais interativo e envolvente que facilitará o ensino/aprendizagem desta disciplina.

Abstract: This paper tells an experiment developed with students of the 8th series of the Elementary school, with the objective to observe how it happens the agreement of Physics concepts introduced in this levels, starting from experimental and theoretical activities, based on challenges and leaning in an atmosphere of Education Robotics. It is believed that an Atmosphere where the students can express their ideas building and testing prototypes will provide so much for the teachers as for the pupils, a more interactive and involving space that will facilitate them the teach/learning of this subjects.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p