Agentificando um Ambiente de Aprendizagem de Matemática

João Carlos de C. e S. Ribeiro , Lucia M. M. Giraffa, Úrsula A. L. F. Ribeiro

Resumo


Resumo: Este artigo descreve a experiência desenvolvida com o objetivo de identificar o conjunto de premissas necessárias para agentificação de um software educacional, partindo-se da reutilização do código fonte de um programa educacional pré-existente. Foram reestruturados os requisitos, as características necessárias para modelagem do programa num contexto de sistemas multiagentes, bem como os pré-requisitos referentes à equipe interdisciplinar necessária para conduzir um projeto deste porte. O software educacional utilizado no projeto foi concebido na modalidade tutorial. Ou seja, já existia um domínio e um conjunto de regras de comportamento do tutor modeladas de acordo com objetivos pedagógicos do professor.

Abstract: This paper describes the research developed to model and to implement the educational software named “Matematiquinha”. The software was originally developed using a tutorial approach. Due its restrictions a new version was built using multiagent systems architecture. This second version reuse the original database exercises, and include new modules and agent in order to enlarge its pedagogical application.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p