ToonTalk na Educação de Crianças Surdas

Patrícia da Silva Holanda, Gilson Loureiro Mácula Júnior, Cirney Ricardo José Borges Carneiro, Lorena Bischoff Trescastro

Resumo


Resumo: O objetivo do trabalho é analisar a aplicação de um ambiente de programação na educação de crianças portadoras de necessidades especiais (surdas). O ToonTalk é um ambiente de aprendizagem que permite a construção, depuração e execução de programas com recursos de multimídia. A interface gráfica instiga a criança a explorar as possibilidades do ambiente. Na primeira fase, realizou-se pesquisa bibliográfica e conhecimento do ambiente computacional. Depois, deu-se início a utilização do ToonTalk por dois grupos de crianças surdas de 9-10 anos. Dentre os resultados obtidos, observou-se que o ambiente ToonTalk despertou o interesse das crianças que, em algumas sessões, manifestaram iniciativa para instruírem colegas que desconhecem o programa, atuando como multiplicadores da informação.

Abstract: This paper focuses on the use of a computational environment oneducation of deaf children. ToonTalk is a learning environment that allowsdeveloping, debugging and running programs with multimedia resources. Itsgraphical interface instigates the child to explore the possibilities of theenvironment. In the first step, it was carried out a bibliographical researchand an acknowledgement of the computational environment. After that, it wasused the ToonTalk in two 9-10 years-old group of deaf children. The resultsshow us that ToonTalk has caught on attention of the children and sometimesthey have taken the initiative to help their classmates that did not know theprogram becoming multiplier of the knowledgement.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p