Representação da Interação do Aprendiz em Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais que Utilizam a Aprendizagem Baseada em Problemas como Modelo Pedagógico

José M. Parente de Oliveira, Eveline de Jesus Viana Sá, Jeane S. F. Teixeira, Douglas Galante, Clovis Torres Fernandes

Resumo


Resumo: A modelagem da interação do aprendiz em sistemas de apoio à aprendizagem, como os Sistemas Hipermídia Adaptativos, não é normalmente dirigida pelo modelo pedagógico usado no sistema. Argumenta-se neste artigo que, além de dirigir a modelagem da interação do aprendiz, o modelo pedagógico é um aspecto chave na modelagem do sistema como um todo. O artigo apresenta uma proposta de como se definir e apresentar a interação do aprendiz com base num dado modelo pedagógico, a Aprendizagem Baseada em Problemas, para sistemas de apoio à aprendizagem. Embora o processo proposto tenha sido usado apenas em contextos acadêmicos, os resultados preliminares têm indicado seu potencial de uso em contextos reais.

Abstract: Modeling learner interaction in learning support systems, like the Adaptive Hypermedia Systems (AHS), is not normally driven by the pedagogical model used in the system. It is argued in this paper that besides driving the modeling of learner interaction, the pedagogical model is a key aspect in modeling the system as a whole. This paper presents a proposal to define and present learner interaction based on a pedagogical model, namely Problem-based Learning, for learning support systems. Although the proposed process has been used only in academic context, the preliminary results have indicated its potential of use in real contexts.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p