Uma Proposta de Abordagem Pedagógica para o Uso do RPG Maker no Ensino de Cartografia

Carlos Souza, Enio Monteiro, Carlos Portela

Resumo


A utilização de Jogos Educativos Digitais (JEDs) vêm ganhando cada vez mais espaço em sala de aula e pode se tornar uma alternativa viável, por exemplo, no ensino de Geografia. No entanto, para que o uso de JEDs atenda aos objetivos esperados pelo docente, deve-se planejar a abordagem de ensino. Nesse contexto, este artigo propõe uma abordagem pedagógica, tendo como suporte teórico o construcionismo e como suporte técnico o software RPG Maker. Essa abordagem visa auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Cartografia Escolar no âmbito do Ensino Fundamental II. A proposta foi aplicada e avaliada por professores e alunos do curso de Geografia da UFPA Campus Cametá. A partir dos resultados dessa aplicação, concluiu-se que a adoção dessa proposta tornou a aula mais interessante, contextualizada e facilitou a aprendizagem dos conteúdos relacionados à Cartografia.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.89