Objetos de Aprendizagem Plugados e Desplugados: um estudo de caso com ordenação alfabética

Claudia Werlich, Lucas Fagundes Torrá, Cristiani Crema, Isabela Gasparini, Avanilde Kemczinski

Resumo


Objetos de Aprendizagem (OA) possuem um objetivo pedagógico e são reutilizáveis, adaptando-se às necessidades, habilidades, interesse e estilo de aprendizagem, tanto dos alunos quanto do professor. Esse artigo descreve um estudo de caso realizado com o objetivo de aplicar os OAs de ordenação alfabética desenvolvidos de forma desplugada (Varal de Ordenação) e plugada (Aplicativo de Ordenação de Letras). A metodologia utilizada para a construção e avaliação dos OAs foi o modelo ADDIE. Como resultado constatou-se que os estudantes manifestaram preferências distintas quanto aos OAs. Percebeu-se que os estudantes tiveram maior facilidade de uso e melhor desempenho na atividade desplugada do que na atividade plugada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.49