Onda Digital: A Universidade protagonizando a Inclusão Digital

Débora Abdalla, Cláudia Gama, Vinicius Pinheiro, Caroline Rodarte, Leandro Nunes dos Santos

Resumo


Resumo: Este artigo relata uma experiência de inclusão digital (ID) do Programa de Extensão Onda Digital com 40 jovens carentes. O curso de Informática Básica de 36 horas fez parte do programa educacional da ONG Eletrocooperativa. Este programa visa a formação musical, melhoria das condições de trabalho e de cidadania de jovens afro-descendentes brasileiros. A experiência de ID contou com a participação de alunos do curso de graduação em Ciência da Computação da UFBA, que atuaram como instrutores. O gerenciamento do curso, a elaboração das aulas e do material didático foram feitos com a utilização de ferramentas colaborativas livres. O próprio conteúdo do curso de informática foi baseado em soluções livres, dentro do sistema operacional GNU/Linux. O resultado foi encorajador: dos 22 alunos que concluíram o curso com sucesso, 13 já estão empregados em menos de 6 meses e 2 decidiram matricular-se em curso pré-vestibular. Acreditamos que iniciativas como esta despertam nos jovens a motivação de engajar-se na universidade ou no mercado de trabalho.

Abstract: This paper describes a digital inclusion (DI) experience of the OndaDigital Extension Program with 40 deprived teenagers. The IntroductoryInformatics Course had a total of 36 hours and was part of the EducationalProgram from the NGO Eletrocooperativa. Their program focuses on musicalformation, improvement of work condition and citizenship of afro-descendantsBrazilian youngsters. This DI experience counted with the participation ofstudents from the Computer Science undergraduate course of UFBA asmonitors and instructors. The management of the course, preparation oflessons and pedagogical material was done using a collaborative tool basedon free software. The course content was also based on free softwareapplications using GNU/Linux operating system. The results were veryencouraging: from the 22 students that successfully finished the course, 13found a job in less than six months and 2 decided to take preparatory coursesfor entering university. We believe that initiatives like this one motivateteenagers to aim for the university or enter the job market.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p