Uma análise psicopedagógica do FACIO a partir de Rogers e Maturana

Otacílio José Pereira, Joelma De Riz, Crediné Silva de Menezes, Jaime Roy Doxsey

Resumo


Resumo: Todos os organismos vivos, os humanos, inclusive, possuem uma tendência ao crescimento positivo e a um processo de atualização, que depende das condições do meio em que vivem. As interações sociais em que há aceitação mútua são necessidades biológicas do homem, alavancando sua aprendizagem. A primeira frase sintetiza a teoria de Rogers e a segunda, a de Maturana. A partir da Psicologia e da Biologia, respectivamente, suas idéias integram uma safra de teorias científicas que contribuem para repensar a Educação. Sublinhando a relação entre qualidade das interações sociais e a aprendizagem, acreditamos que seus estudos possam basear a concepção e construção de ferramentas que usem a tecnologia de comunicação como suporte à aprendizagem.

Abstract: All living beings, including human beings, have a tendency toward an atualizing, positive growth, which depends upon the environment in which they live. The social interactions in which there is a mutual acceptance are a biological necessity of mankind, thus avancing human learning. The first phrase sintesizes Rogers’ theory and the second, that of Maturana. Based upon psychological and biological theories, respectively, they integrate a new harvest of scientific theory which contribute toward a rethinking of Education. In an emphasis upon the quality of interactions between environment and learning, we believe these studies may form a basis for the conception and construction of tools which utilize communication tecnology as support for learning.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p