Inclusão Digital e Social: Um Exemplo da Formação Profissionalizante para Jovens com o uso de Tecnologias Computacionais

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Maria Dulce Brito Rebolças Freitas, Marisa Lucena, Mirim Lerner, Lúcia Chibante, Vania Moreira

Resumo


Resumo: Este trabalho descreve uma experiência sobre a utilização de recursos computacionais na profissionalização de alunos das classes menos privilegiadas, assim como sua inclusão sócio-digital almejando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Esta experiência ocorreu durante os anos de 2003 e 2004 no Projeto KHouse Profissionalizante (KP), um curso técnico de inclusão digital para a formação de jovens em manutenção e gestão de laboratório de informática. Este projeto faz parte das ações integradas do Grupo de Pesquisa KBr/Kidlink no Brasil, que no Ceará conta com a parceria do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) e do Centro de Referência do Professor (CRP), da prefeitura municipal de Fortaleza.

Abstract: This paper presents an experience about the usage of computers in a professional course designed for students from less affluent populations, with the intention of promoting their social-educational inclusion, against the digital divide, and preparing them to the work market. This experience happened during the years 2003 and 2004 into the KHouse Professional Project, a technical course that teaches how to repair and maintain computers, networks, software and hardware, in order to promote the local skills of young people. This is a project from Kidlink Brazil, which in Ceará functions through partnerships between the KHouse coordination, the CEFET (Federal Center of Technological Education) and the CRP (Teacher Reference Center).

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p