Utilizando a Geometria Dinâmica em Ambientes de Educação à Distância: iGeomeSAW

Seiji Isotani, Leonidas de Oliveira Brandão, Janine Gomes Moura

Resumo


Resumo: Neste trabalho, apresentamos algumas novas ferramentas desenvolvidas no programa para ensino-aprendizagem de Geometria, o iGeom. Também mostramos um novo sistema gerenciador de cursos pela Web, o SAW, e alguns benefícios trazidos por estes ambientes. Dentre os principais recursos desenvolvidos no iGeom, destacamos: a autoria e a avaliação automática de exercícios e a comunicação com servidores Web. Deste modo, professor e aluno obtém mais benefícios. O professor tem sua tarefa de avaliação de exercícios reduzida ou eliminada, enquanto o aluno, além de poder estudar em seu próprio ritmo, pode obter uma pronta resposta sobre como seu exercício foi avaliado. O iGeom já pode ser descarregado gratuitamente pela Web, e o SAW terá seu código diponibilizado ainda este ano.

Abstract: In this work, we present some new tools developed in the software iGeom, a program for teaching-learning of Geometry, and its use a new environ- ment for e-learning, the SAW. The new resources of iGeom that we emphasize are: the authoring of exercices; the automatic checking of exercises; and the ca- pability for communicate with an web server. The integration of these iGeom’s new features in a distance learning environment, like SAW, has been simplifying the teachers’ task and has also helping the student. The teacher has more time, since it is not necessary to evaluate the answers of each student and the student, besides to learn in his own rithm, can have the evaluation of his own aswer, in real time. The iGeom is freely available to download and SAW will be available soon.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p