Robótica na periferia? Uso de tecnologias digitais na rede pública de São Paulo como ferramentas de expressão e inclusão

Alexandra Camargo Alves, Paulo Blikstein, Roseli de Deus Lopes

Resumo


Resumo: O bom uso das tecnologias na escola pode oferecer ao professor e ao aluno oportunidades de experimentar novos ambientes de aprendizagem, nos quais a colaboração e cooperação estejam sempre presentes e o professor ocupe o papel de facilitador e provocador, e não de transmissor do informações. Dessa forma, ele pode oferecer ao aluno a oportunidade de construir seu próprio conhecimento a partir de problemas reais e soluções que façam parte de seu mundo real, e portanto tenham significado para ele. Os alunos, portanto, aprendem a aprender, e têm a possibilidade de tornarem-se cidadãos autônomos, conscientes de sua função e importância na sociedade em que vivem. A pedagogia de projetos apoiada pelo Construcionismo permite ao aluno tornar-se produtor do conhecimento, apropriando-se e criando tecnologias. Nesse trabalho, descrevemos e discutimos os resultados do projeto “A Cidade que a Gente Quer”, que levou tecnologias digitais para mais de 150 escolas públicas em São Paulo.

Abstract: Effective use of technology in schools can offer teachers and students opportunities to experiment new learning environments, in which collaboration and cooperation are always present, and where the teacher plays the role of a facilitator and provoker and not an information transmitter. This way, the environment offers students the opportunity to construct their knowledge starting from real problems and solutions that are part of their real world, having more meaning to them. Therefore students learn to learn, and have the opportunity to become autonomous citizens, and have the chance to be conscious of their function and importance in the society in which they live. Project pedagogy supported by the Constructionist paradigm allows students to produce knowledge, understanding and creating technology. In this article we discuss the results of the “The City we want” project, that introduced digital technologies in more than 150 public schools in the city of São Paulo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p