Avaliação de Software para o Ensino de Música:Reconhecendo a Singularidade do Discurso Musical

Gerardo Silveira Viana Júnior, José Aires de Castro-Filho

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso acerca da avaliação de softwares para o ensino de música, usando como referencial teórico o Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical e o Modelo C(L)A(S)P, descritos em Swanwick (1988). Foram realizadas sessões de trabalho utilizando dois softwares que empregavam concepções pedagógicas distintas com quatro alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. As sessões foram filmadas e posteriormente analisadas. Os resultados foram usados para propor um conjunto de categorias que podem ser empregadas para Avaliação de Software de Educação Musical.

Abstract: This paper presents a case-study about the evaluation of softwares formusic teaching, using the Spiral Model for Musical Development and the C(L)A(S)P model, described in Swanwick (1988). A series of sessions using twosoftwares with different pedagogical models were conducted, involving fourpre-service teachers from Federal University of Ceará. The sessions werevideo-taped and later analyzed. The results were used to propose a group ofcategories that can be used for evaluating Music Education software.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p