Usando Ambientes de “Bate-Papo” para Educação à Distância: uma Análise Crítica

André Luis Meneses Silva, Raphael Hirose, Henrique Nou Schneider

Resumo


Resumo: Este trabalho apresenta alguns ambientes de Ensino à Distância (EaD) que utilizam a tecnologia de chat para promover ambientes de comunicação síncrona e mostra que é possível enriquecê-los com recursos, agregando o que já existe implementado em outras ferramentas de comunicação da Web, com vista a potencializar os pontos positivos de ensino presencial, tais como: interação professor-aluno, disponibilidade diversificada de material didático e possibilidade de ter um acompanhamento pedagógico do aluno. No entanto, essas ferramentas de informação e comunicação possuem algumas limitações decorrentes da metáfora escolhida e da qualidade das interfaces. Assim sendo, analisou-se o ambiente AulaNet (PUC - RJ), que oferece um ambiente de debate simples sem opções de personalização; The Manhattan Virtual Classroom (Western New England School - Massachusetts), que apresenta aspectos de controle como aqueles presentes em aplicativos de irc; e o TelEduc (Unicamp - SP), que apresenta uma série de recursos de gerência, os quais permitem simular um meio bastante próximo ao presente em salas de aula. Com o intuito de colaborar para o aperfeiçoamento destes softwares, elaborou-se sugestões com viabilidade de implementação, já que o uso de ferramentas de bate-papo estimulam a participação dos estudantes, pois elas propiciam um ambiente amigável e interativo, aumentando, assim, a interação aluno-professor e fornece, ainda, mecanismos de controle de fluxo de mensagens, permitindo um maior gerenciamento das sessões de bate-papo. A primeira sugestão consiste em criar uma interface amigável para crianças e adolescentes, ou seja, um ambiente animado com uso de personagens que auxiliassem na identificação dos usuários presentes no canal. A segunda sugere a criação de páginas monitoradas, ou seja, nestas páginas existiriam pessoas com domínio do conteúdo apresentado, podendo, desta forma, responder dúvidas do usuário instantaneamente. Por último, diz respeito à inserção do recurso de voz no ambiente de bate-papo, ampliando ainda mais a interação professor-aluno.

Abstract: Este trabalho apresenta alguns ambientes de Ensino à Distância (EaD) que utilizam a tecnologia de chat para promover ambientes de comunicação síncrona e mostra que é possível enriquecê-los com recursos, agregando o que já existe implementado em outras ferramentas de comunicação da Web, com vista a potencializar os pontos positivos de ensino presencial, tais como: interação professor-aluno, disponibilidade diversificada de material didático e possibilidade de ter um acompanhamento pedagógico do aluno. No entanto, essas ferramentas de informação e comunicação possuem algumas limitações decorrentes da metáfora escolhida e da qualidade das interfaces. Assim sendo, analisou-se o ambiente AulaNet (PUC - RJ), que oferece um ambiente de debate simples sem opções de personalização; The Manhattan Virtual Classroom (Western New England School - Massachusetts), que apresenta aspectos de controle como aqueles presentes em aplicativos de irc; e o TelEduc (Unicamp - SP), que apresenta uma série de recursos de gerência, os quais permitem simular um meio bastante próximo ao presente em salas de aula. Com o intuito de colaborar para o aperfeiçoamento destes softwares, elaborou-se sugestões com viabilidade de implementação, já que o uso de ferramentas de bate-papo estimulam a participação dos estudantes, pois elas propiciam um ambiente amigável e interativo, aumentando, assim, a interação aluno-professor e fornece, ainda, mecanismos de controle de fluxo de mensagens, permitindo um maior gerenciamento das sessões de bate-papo. A primeira sugestão consiste em criar uma interface amigável para crianças e adolescentes, ou seja, um ambiente animado com uso de personagens que auxiliassem na identificação dos usuários presentes no canal. A segunda sugere a criação de páginas monitoradas, ou seja, nestas páginas existiriam pessoas com domínio do conteúdo apresentado, podendo, desta forma, responder dúvidas do usuário instantaneamente. Por último, diz respeito à inserção do recurso de voz no ambiente de bate-papo, ampliando ainda mais a interação professor-aluno.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2003.10-10