Uma Análise dos Cursos de Licenciatura sobre a Formação Docente para Utilização das TICs na Educação

Francisca Lindvania da Silva Vieira, Emmanuel Freire

Resumo


Abstract. Information and Communication Technologies (ICTs) are increasingly present in people's lives, including in the educational environment. From the conception that these resources can be used as pedagogical support for teachers and students, the need arises to investigate whether teachers are being prepared to use these resources in the classroom. Therefore, the present article carried out a bibliographical and documentary study with the Pedagogical Projects of the Courses (PPCs) of some degree courses, in Portuguese Literature, History, Biological Sciences, Physics, Chemistry and Mathematics offered in the State of Ceará. As a main result, it was verified that improvements should be made in these courses to enable teacher training to effectively train their students to use ICT as a pedagogical resource. Resumo. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, inclusive no ambiente educacional. A partir da concepção de que estes recursos podem ser usados como apoio pedagógico para os professores e alunos, surge a necessidade de investigar se os professores estão sendo preparados para utilização destes recursos em sala de aula. Para tanto, o presente artigo realizou um estudo bibliográfico e documental com os Projetos Pedagógico dos Cursos (PPCs) de alguns cursos de Licenciatura, em Letras-Português, História, Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática ofertados no Estado do Ceará. Como principal resultado, foi constatado que melhorias devem ser realizadas nesses cursos para possibilitar que a formação docente capacite efetivamente seus discentes para usar as TICs como recurso pedagógico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.469