Integração de Tecnologias Digitais à Linguagem Oral e Escrita: um estudo de caso no Ensino Fundamental I

Rhayanne Nakano, Sabrina Rosa, Selma Santos Rosa, Rodrigo Clemente Thom de Souza, Valdir Rosa

Resumo


A partir de um estudo de caso constituído de uma intervenção pedagógica com 49 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I, analisou-se a integração de Tecnologias Digitais ao ensino-aprendizagem da temática Linguagem Oral e Escrita (LOE). Nos repositórios digitais, selecionaram-se softewares, aplicativos e outros e, a partir dessa intervenção, se constatou que a integração dessas tecnologias à LOE aumenta o interesse e a motivação das crianças, melhora a compreenssão dos conteúdos ou temas abordados, as deixa mais animadas e felizes, as estimula para a aprendizagem e para o diálogo com os colegas, rompe com a visão do uso da tecnologia somente para o entretenimento, e não para fins educacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.147