Educação a Distância e Tecnologia: contribuições dos ambientes virtuais de aprendizado

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Resumo


Resumo: A disseminação do uso da tecnologia de informação e comunicação - TIC em diferentes ramos da atividade humana, bem como sua integração às facilidades da telecomunicações, evidenciou possibilidades de ampliar o acesso à formação profissional, inicial ou continuada. Tão importante quanto a ampliação do acesso, a exploração das potencialidades e características inerentes à TIC, destacando-se a interatividade, o registro e a recuperação de informações e a produção colaborativa de conhecimento, viabilizam à EaD com suporte em ambientes virtuais de aprendizado uma abordagem dialógica e construtiva, a qual será tratada neste artigo.

Abstract: The widespread use of Information and Communication Technology (ICT) by a number of human activities, as well as its integration to telecommunication systems, have brought about the possibility of widening the access to professional or continued development. As important as the widening of access is the exploitation of potentialities and features inherent to the ICTs, namely their interactivity, the registering and information recovery, and the collaborative work, all of which enable to approach Distance Education based on virtual learning environments within a dialogic and constructive perspective, which will be the focus of this article.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2003.96-107