Deslocando Alunos e Professores do Cotidiano Escolar: A experiência com TICs na Escola do Sítio

Maria Helena Nogueira de Sá, Ann Berger Valente

Resumo


Resumo: Como viabilizar deslocamentos de atitude de alunos e professores frente à informática no cotidiano da escola para que gere mudanças? Esta pergunta norteia a experiência na Escola do Sítio, uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental localizada em Barão Geraldo, Campinas, SP, com uma tradição sócio-construtivista. Este artigo descreve três intervenções realizadas em tempos e espaços escolares diferentes: a criação de parcerias entre alunos e professores, aulas de inglês alternativas e a re-organização da biblioteca.. Essas intervenções foram marcadas por descompassos, porém, o processo levou à construção de uma relação entre a informática e a aprendizagem condizentes com a proposta pedagógica da Escola.

Abstract: How to encourage attitude shifts in students and teachers about Information Technology in school life so as to incite change? This question directs the experience at the Escola do Sítio located in Barão Geraldo, Campinas, SP, an elementary and middle school with a social-constructivist tradition. This article describes three interventions in varying times and spaces within the school: creation of student and teacher partnerships, alternative forms of English classes, and the reorganization of the library. Despite the difficulties encountered in these interventions, the process stimulated the construction of a relation between IT and the learning experience consistent with the school’s pedagogic philosophy.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2003.84-95