Reestruturação do Curso de Formação em Conselhos Escolares no AVA Moodle por meio do Design Instrucional

Eliana A. M. Leite, Gilvandenys L. Sales, Herbert V. Lima, Eveline P. S. Aguiar

Resumo


Apresenta-se a reestruturação de um curso em EaD online, por meio de uma Matriz de Design Instrucional (Matriz DI), aplicado ao Curso de Formação em Conselhos Escolares oferecido e apoiado pelo Ministério da Educação (MEC) no âmbito da Secretaria de Educação Básica (SEB). A metodologia envolveu fóruns de discussão estruturados com tema gerador e questionamentos norteadores e quizzes planejados para fazer valer uma avaliação assistida com seus feedbacks reguladores. Empregou-se como ferramenta de avaliação o Modelo Learning Vectors (Modelo LV). Os resultados revelam uma redução da evasão e menor sobrecarga de trabalho dos tutores tendo em vista que as turmas eram numerosas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.189-198