Uma Investigação Sobre o Papel da Geometria Interativa no Processo de Aquisição do Conceito de Circunferência Com Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental

Leiliana S. Franco, Leônidas O. Brandão, Márcia Roberta S. Pires da Silva, Patrícia A. Rodrigues

Resumo


A Geometria Interativa, particularmente com o software iGeom, é uma importante ferramenta para o ensino e aprendizagem de Geometria. Neste artigo apresentamos um estudo de caso realizado com alunos de sexto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de São Paulo, onde foi examinado o aprendizado introdutório de Geometria. Ao final do estudo, foram observados avanços no que diz respeito a aprendizagem e participação dos alunos, que ficaram bastante motivados com a interatividade e retroação imediata do software. Entretanto, também foi notado que os sujeitos apresentaram inicialmente pouco conhecimento formal de Geometria, indicando que o tempo programado para o estudo foi insuficiente para que os aprendizes se apropriassem dos vários novos conceitos (de geometria e técnico).

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.199-208