Pesquisa-ação Sobre Uso de Tecnologia da Informação no Ensino de Pessoas Surdas
Resumo
A história da comunidade surda vem acumulando conquistas durante séculos. Atualmente seus direitos à educação no Brasil são garantidos por leis e decretos, inclusive no ensino regular. No entanto, a realidade deste cenário muitas vezes aponta para o despreparo das pessoas ligadas direta ou indiretamente ao ensino dos surdos, como também o desconhecimento de algo indispensável: os mecanismos de tecnologia da informação disponíveis ao aprendizado dos mesmos. Este trabalho aborda a percepção do aluno surdo e de seus professores em relação ao uso de recursos de tecnologia da informação utilizados na Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional de Mauriti. Os resultados foram analisados e confrontados com referências de diversos autores de modo a enriquecer o debate, de modo a dar subsídios para comprovar ou refutar a hipótese inicialmente levantada. De forma complementar, uma capacitação foi oferecida aos envolvidos na pesquisa com o intuito de promover uma atualização dos mesmos em relação aos recursos que podem ser utilizados para os alunos surdos.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.379-388