Estudo de viabilidade sobre o uso de Chatterbots em redes sociais para acessar ambientes de e-learning
Resumo
O uso conjunto de redes sociais e plataformas de e-learning tem sido explorado com o intuito de criar ambientes de aprendizagem mais interessantes e colaborativos para os alunos, constituindo uma nova tendência de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação. No entanto, os trabalhos encontrados na literatura partem de ambientes de aprendizagem que são enriquecidos pelas redes sociais ou por ferramentas sociais. Em nosso trabalho, propomos adotar o caminho inverso - isto é, usar as redes sociais para acessar e/ou explorar um ambiente de e-learning. Neste artigo apresentamos uma avaliação de viabilidade sobre o uso do agente WAS (Write and Solve) para acessar funcionalidades do ambiente de e-learning TelEduc. Para realizar a avaliação aplicamos um questionário aos usuários do TelEduc. Os resultados mostram que a integração entre o agente e o ambiente de e-learning é desejada e considerada útil pelos respondentes.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.350-359