Mídias Digitais de Comunicação - Autoria e aprendizagem de Matemática

Fabiana F. Serres, Marcus V. de A. Basso

Resumo


Resumo: Este relato apresenta um paralelo entre duas experiências com alunos do colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) que buscam investigar a contribuição do uso de ambientes virtuais para a aprendizagem de matemática. A primeira desenvolvida a distância, via situações e desafios, e a segunda, na modalidade presencial, unindo matemática e fotografia no estudo de funções. Destacamos parte da análise, a partir dos registros dos estudantes e professores, acerca do uso das mídias digitais como recursos potencializadores da interação entre os sujeitos envolvidos e da contribuição para a aprendizagem de matemática. Por fim apresentamos os resultados parciais e nossas perspectivas futuras.

Abstract: This paper presents a comparison between two experiences with students from Colégio de Aplicação, which belongs to the Federal University of Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) that aims to investigate the contributions of the virtual environment to mathematical learning. The first experience was developed away from school making use of situations and challenges, meanwhile the second one, was done presencially joining mathematics and photography for the study of functions. It was selected a part of previous analysis, based on the students and teachers registers about the use of digital media as empowerment resource of the interaction between the involved subjects and the contribution of this experience to mathematical learning. Finally, partial results and future perspectives were presented.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2009.1901-1904