Interação Virtual para aprendizagem de Matemática

Bruno F. Costa, Marilise O. Jorge, Marcus V. A. Basso, Vanessa G. Tonet

Resumo


Resumo: Este artigo trata do trabalho desenvolvido na Assessoria de Interação Virtual do Colégio de Aplicação da UFRGS que consiste em ensinar matemática com a utilização de sotfwares e outras mídias. Durante as atividades usamos o Cabri Geomètre e MS Paint para trabalhar transformações geométricas no plano, SuperLogo para as frações, Home Design 3D para conceitos de área, perímetro, visualização e representação espacial. O trabalho também envolveu a criação de objetos de aprendizagem para auxiliar os alunos a construírem conceitos e atividades que contribuíram para a inclusão digital dos estudantes e futuros professores.

Abstract: This article deals about the work developed at the Virtual Interaction Assessory of Colégio de Aplicação da UFRGS with consists in mathematical teaching with software and other medias utilization. During the activities we use Cabri Geomètre and MS Paint to deal with geometrical transformations in the plane, SuperLogo for fractions, Home Design 3D to area, perimeter, spacial visualization and representation concepts. The work also involved learning objects creation to help the students to construct concepts and activities that contribute to students and future teachers digital inclusion.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2009.1897-1900