Tecnologia na Escola: Um modelo de Implementação a partir da Formação de Professores

Alisandra Cavalcante Fernandes, Raquel Santiago Freire, José Aires de C. Filho

Resumo


Resumo: O presente trabalho analisou um modelo para implementar Objetos de Aprendizagem (OA) na escola, a partir da formação de professores do Ensino Fundamental. Os dados consistiram de observações e entrevistas com duas professoras sobre o planejamento e implementação de atividades envolvendo OA. Os resultados apontaram os seguintes aspectos do modelo como favoráveis: a participação ativa do professores, a formação contextualizada e focada na mudança da prática pedagógica, etapas bem definidas, integração entre os conteúdos de sala de aula e as atividades no Laboratório de Informática Educativa (LIE). O modelo, entretanto, necessita de refinamento como a expansão do tempo de formação e planejamento bem como a necessidade de contemplar os profissionais do grupo gestor e do LIE.

Abstract: The current paper analyzed a model to implement Learning Objects (LO) in school based on teachers’ professional development. Data consisted of observations and interview with two school teachers about planning and implementation of classroom activities based on LO. Results pointed that the model had the following positive aspects: teachers´ active participation, learning situated and focused on changing pedagogical practice, well-defined steps, integration of content and Computer Lab (CL) activities. However, The model need some refinements such as more time for professional development and planning as well as the need to involve school administrator and CL professionals.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2009.1837-1846