Whiteboard interativo de baixo custo: uma alternativa viável para as escolas brasileiras
Resumo
Resumo: Este artigo descreve uma alternativa que permite a implantação de whiteboard interativo com baixo custo, tornando-o acessível às escolas presentes na realidade brasileira. A implementação da solução aqui descrita utiliza, além de um computador com projetor multimídia e dotado de tecnologia para comunicação BluetoothTM, um sensor WiimoteTM e uma caneta apontadora emissora de sinal infravermelho, construída com componentes eletrônicos de baixíssimo custo. Adicionalmente, há software livre que pode ser integrado a esta solução, aumentando seu potencial de uso. Alguns trabalhos presentes na literatura já demonstraram que esta solução pode contribuir com a melhoria da qualidade e produtividade das atividades de ensino nas escolas.
Abstract: This paper describes an alternative that allows the development of interactive whiteboards at low cost, in order to make possible the use of this technology by Brazilian schools. The implementation of this solution uses, besides a computer provided with multimedia projector and BluetoothTM technology, a WiimoteTM sensor and an IR pointer constructed with very low cost materials. Some freeware software tools can integrate this solution, improving its potential use. Some works present in literature already show the potential that this solution has to contribute with quality and productivity of teaching inside classrooms.
Abstract: This paper describes an alternative that allows the development of interactive whiteboards at low cost, in order to make possible the use of this technology by Brazilian schools. The implementation of this solution uses, besides a computer provided with multimedia projector and BluetoothTM technology, a WiimoteTM sensor and an IR pointer constructed with very low cost materials. Some freeware software tools can integrate this solution, improving its potential use. Some works present in literature already show the potential that this solution has to contribute with quality and productivity of teaching inside classrooms.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2009.1821-1830