Uma Experiência de Formação de Professores para o Uso das Ferramentas Digitais e Criação de Redes de Aprendência

Selma Bessa Sales, Alba Liarth da Cruz

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de formação com os professores da Rede Municipal de Ensino, no Centro de Referência do Professor. Na oportunidade, o professor desenvolveu seus saberes e práticas pedagógicas em ações inovadoras, partindo do uso das ferramentas digitais para elaboração e dinamização das redes de aprendência. Por meio da pesquisa-ação, constatou-se que o professor-cursista, ao se apropriar de algumas ferramentas da Web 2.0, como edição on-line (Blog e Wiki), comunicação on line (Skype), de acesso a vídeos (You Tube), escrita colaborativa (Google Docs), ambientes de aprendizagem (Sócrates, Portal do Professor e Edmodo), redes sociais (Twitter e Facebook), compreendidas como recursos auxiliares no ensino, adquiriu posturas pedagógicas inovadoras, com inusitadas formas de pensar, criar, aprender e compartilhar conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2012.%25p