Um Mapeamento Sistemático para Problem Based Learning aplicado à Ciência da Computação
Resumo
Estudos que envolvem Aprendizagem Baseada em Problemas, especificamente na área de Ciência da Computação, necessitam de mais evidências, principalmente no que tange a utilização da aprendizagem de disciplinas da área de engenharia de software. Diante deste contexto, este trabalho teve como objetivo um estudo de mapeamento sistemático com a finalidade de identificar os estudos que envolvem a prática de PBL com o ensino da Ciência da Computação. Para tal foi utilizado uma metodologia de buscas realizadas em engenhos automatizados, relevantes na área de Informática e Ciência da Computação. A partir da análise o estudo concluiu que grande parte das aplicações de PBL foram voltadas para o ensino de disciplinas como Programação, Engenharia de Software e Sistemas Operacionais, e a utilização de metodologias híbridas com PBL fazendo o uso de Games, e outras metodologias de apoio a PBL, como também construção de aplicativos e uso de ferramentas e tecnologias.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2012.%25p