Um Mapeamento Sistemático para Problem Based Learning aplicado à Ciência da Computação

Armanda M. C. de A. Oliveira, Rodrigo Lins Rodrigues, Vinicius C. Garcia

Resumo


Estudos que envolvem Aprendizagem Baseada em Problemas, especificamente na área de Ciência da Computação, necessitam de mais evidências, principalmente no que tange a utilização da aprendizagem de disciplinas da área de engenharia de software. Diante deste contexto, este trabalho teve como objetivo um estudo de mapeamento sistemático com a finalidade de identificar os estudos que envolvem a prática de PBL com o ensino da Ciência da Computação. Para tal foi utilizado uma metodologia de buscas realizadas em engenhos automatizados, relevantes na área de Informática e Ciência da Computação. A partir da análise o estudo concluiu que grande parte das aplicações de PBL foram voltadas para o ensino de disciplinas como Programação, Engenharia de Software e Sistemas Operacionais, e a utilização de metodologias híbridas com PBL fazendo o uso de Games, e outras metodologias de apoio a PBL, como também construção de aplicativos e uso de ferramentas e tecnologias.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2012.%25p