SCATeDi: Sistema Inteligente para Avaliação de Desempenho Escolar em Avaliações Discursivas

Ricardo F. Vilela, Pedro Henrique D. Valle, Raphael J. Muniz, Wênder A. Lima, Ana Carolina G. Inocêncio, Paulo Afonso P. Junior

Resumo


A correção manual de questões discursivas não é uma tarefa trivial. A disponibilidade de tempo da maioria dos educadores é limitada prejudicando assim o ensino e a aprendizagem dos alunos. O tempo gasto para se corrigir uma avaliação é alto, e muitas das vezes o educador não consegue manter o mesmo nível de rigidez para a correção para todas as provas. O presente artigo tem como objetivo apresentar um sistema especialista baseado em Lógica Fuzzy para correção automática de questões discursivas, denominado SCATeDi. Uma avaliação do sistema foi realizada com quinze questões advindas de três alunos do curso de geografia da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os resultados apresentaram-se satisfatórios, uma vez que o SCATeDi conseguiu atribuir notas às avaliações destes alunos com erros que variam entre 0,076 e 0,506 pontos por avaliação.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2012.%25p