Reflexões sobre o Uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação na Formação do Licenciando de Ciências

Luciana de Lima, Júlio Wilson Ribeiro, Mário Jorge Nunes Costa, Robson Carlos Loureiro

Resumo


Busca-se analisar as relações estabelecidas entre os conhecimentos prévios e as propostas de ação pedagógica de licenciandos na área de Ciências concernentes ao uso das TDIC na escola. A pesquisa foi efetivada junto a licenciandos das áreas de Ciências Biológicas e Física, no semestre 2011.2 e se caracteriza como Estudo de Caso. Subdividida nas etapas: conhecimentos prévios; planejamento de aula e análise de dados, utiliza questionários e planos de aula digitais como instrumentos de coleta de dados. Constatou-se que os licenciandos apresentam uma visão aplicacionista do uso das TDIC nas aulas de Ciências, com possibilidades de mudança nos casos em que se colocam a favor da construção do conhecimento a partir da reflexão.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2012.%25p