Releitura das esculturas de Amílcar de Castro num ambiente de Geometria Dinâmica

Edite Resende Vieira, Sônia Sá Vianna, George de Souza Alves

Resumo


Resumo: Este artigo é um relato de uma experiência realizada no Colégio Pedro II, mostrando um projeto desenvolvido pelas equipes de Desenho e Informática Educativa daquela instituição. O objetivo foi propor aos alunos releituras de esculturas do artista plástico Amílcar de Castro a partir de uma breve pesquisa de sua vida e obra pela Internet e da utilização de um software de geometria dinâmica gratuito chamado Régua e Compasso (C.a.R.). Compreendemos que atividades artísticas assim integradas aos recursos da informática são oportunidades educativas coerentes com o tempo presente em que a sociedade do conhecimento aponta para a convergência das culturas humanística e científica.

Abstract: This article is a report of an experiment conducted at the Pedro II College, showing a project developed by teams of Design and Computer Educationfrom that institution. The objective was to propose to students new view of Amilcar de Castro´s plastic sculptures with a short survey of his life and work by the Internet and the use of a dynamic geometry of free software called Compass and Ruler (CaR). We understand that integration between artistic activities and the resources of computers can become relevant educational opportunities. These opportunities are consistent with the present time in which the knowledge society points to a convergence of scientific and humanistic cultures.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2008.%25p