Metodologia de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem baseada em Extração de Informações Abertas e Teoria dos Grafos
Resumo
Este trabalho descreve uma metodologia automática para avaliação do aprendizado em domínios do conhecimento não específicos, utilizando um técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e da Teoria dos Grafos. Basicamente, Basicamente, Mapas Conceituais são gerados a partir dos textos livres, em português, escritos por alunos e professores, e são avaliados o nível de assimilação e similaridade entre os mapas gerados. O principal diferencial deste trabalho é a utilização de métricas para avaliação automática dos alunos, consistindo em poderosa ferramenta de auxílio do professor, guiando decisões e melhorias na estratégia de ensino-aprendizagem. No experimento realizado concluiu-se que é possível, e com grau de acurácia da ordem de 75%, extrair triplas conceituais de textos descritivos de alunos, e que as métricas de avaliação capturam a evolução de conhecimento dos alunos sobre os conceitos balizadores da área em estudo.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1818