Metodologia de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem baseada em Extração de Informações Abertas e Teoria dos Grafos

Jônatas Vasconcelos, Vladia Pinheiro

Resumo


Este trabalho descreve uma metodologia automática para avaliação do aprendizado em domínios do conhecimento não específicos, utilizando um técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e da Teoria dos Grafos. Basicamente, Basicamente, Mapas Conceituais são gerados a partir dos textos livres, em português, escritos por alunos e professores, e são avaliados o nível de assimilação e similaridade entre os mapas gerados. O principal diferencial deste trabalho é a utilização de métricas para avaliação automática dos alunos, consistindo em poderosa ferramenta de auxílio do professor, guiando decisões e melhorias na estratégia de ensino-aprendizagem. No experimento realizado concluiu-se que é possível, e com grau de acurácia da ordem de 75%, extrair triplas conceituais de textos descritivos de alunos, e que as métricas de avaliação capturam a evolução de conhecimento dos alunos sobre os conceitos balizadores da área em estudo.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1818