Detecção automática de traços de personalidade e recomendação de agrupamento com o modelo Big Five
Resumo
A experiência de aprendizagem em ambientes virtuais pode ser significativamente melhorada através de colaboração entre estudantes, ou seja, pela introdução efetiva de aprendizagem colaborativa. A formação de grupos de estudantes é um aspecto crucial para este tipo de aprendizagem. Entretanto, devido à ausência de interação entre estudantes, esta tarefa torna-se complexa, sendo necessárias ferramentas para auxiliar estudantes, tutores e ambientes a determinar agrupamentos para trabalho colaborativo. Este artigo é um esforço conjunto de dois grupos de pesquisa, visando promover o avanço da aprendizagem colaborativa. Em particular, é apresentado o uso dos traços de personalidade do modelo Big Five, identificados através de textos em linguagem natural, na formação de grupos. Os experimentos realizados independentemente foram comparados, demonstrando a viabilidade das propostas. Além disso, como resultado, bases na língua portuguesa foram produzidas, permitindo a exploração de novas pesquisas.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1643