OSM-V: um Modelo Aberto de Estudante para Visualização de Desempenho em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação

Hiran Ferreira, Guilherme Pacheco, Rafael Araújo, Fabiano Dorça, Renan Cattelan

Resumo


Um dos grandes desafios da computação aplicada à educação está na capacidade de apoiar ambientes que sejam inteligentes e adaptáveis às necessidades dos estudantes. Para isso, é preciso criar Modelos de Estudantes eficazes, com o intuito de identificar e predizer o nível de conhecimento de cada estudante. Além disso, é importante que os próprios estudantes saibam seu nível de conhecimento em um dado instante, para com isso, poderem autorregular seu processo de aprendizagem. Assim, este trabalho descreve o OSM-V, um Modelo Aberto de Estudante com recursos de Visualização de Informação e que permite que estudantes e instrutores tenham acesso às informações inferidas em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação. Além da descrição do modelo, este artigo também apresenta experimentos, aplicados a estudantes reais, com o objetivo de avaliar a percepção de utilidade e mudanças comportamentais nos estudantes que utilizaram a ferramenta. Resultados mostraram que esta proposta pode impactar positivamente na aprendizagem dos estudantes e também influenciar positivamente seus comportamentos.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1333