OSM-V: um Modelo Aberto de Estudante para Visualização de Desempenho em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação
Resumo
Um dos grandes desafios da computação aplicada à educação está na capacidade de apoiar ambientes que sejam inteligentes e adaptáveis às necessidades dos estudantes. Para isso, é preciso criar Modelos de Estudantes eficazes, com o intuito de identificar e predizer o nível de conhecimento de cada estudante. Além disso, é importante que os próprios estudantes saibam seu nível de conhecimento em um dado instante, para com isso, poderem autorregular seu processo de aprendizagem. Assim, este trabalho descreve o OSM-V, um Modelo Aberto de Estudante com recursos de Visualização de Informação e que permite que estudantes e instrutores tenham acesso às informações inferidas em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação. Além da descrição do modelo, este artigo também apresenta experimentos, aplicados a estudantes reais, com o objetivo de avaliar a percepção de utilidade e mudanças comportamentais nos estudantes que utilizaram a ferramenta. Resultados mostraram que esta proposta pode impactar positivamente na aprendizagem dos estudantes e também influenciar positivamente seus comportamentos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1333