Tecnologias Assistivas para Apoiar o Ensino e Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Visual na Matemática: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
O currículo das CTEM para os estudantes com deficiência visual apresenta várias limitações, tais como: a ampla simbologia, imagens, gráficos, diagramas, dentre outros tipos de instrução da Matemática que não são lidos e interpretados corretamente pelos leitores de telas, dificultando a compreensão e entendimento desses conteúdos. Esse artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que investiga tecnologias assistivas para apoiar o ensino e aprendizagem na Matemática desses estudantes. A revisão seguiu as diretrizes propostas para esse tipo de pesquisa. Os resultados apresentam 59 tecnologias que possibilitam explorar diversos sentidos: tátil, auditivo, háptico e multimodal nas diversas áreas da Matemática. As lacunas identificadas mostram que existem limitações que impossibilitam os estudantes deficientes visuais alcançarem um nível adequado de conhecimento na Matemática abrindo, portanto, oportunidades para futuras pesquisas.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.923