Avaliação de um ambiente virtual gamificado para auxiliar o ensino-aprendizagem de estudantes de medicina

Ademar Sousa Neto, Francisco Mendes Neto, Rodrigo Lima, Salatiel Silva, Everton Jales de Oliveira

Resumo


No contexto da educação na saúde, cada vez mais se busca ferramentas que possam contribuir para facilitar o aprendizado dos futuros profissionais de saúde. O uso de jogos tem sido visto com bons olhos para tentar resgatar a atenção do aluno, muitas vezes distraído por um mundo cada vez mais conectado e interativo. O presente artigo propõe um ambiente 3D como ferramenta de apoio ao treinamento de estudantes de medicina no diagnóstico médico. Os estudantes analisam pacientes através de sintomas informados via texto e visíveis em seus avatares. A usabilidade da ferramenta foi avaliada através da metodologia Technology Acceptance Model, com potenciais usuários, alcançando resultados bastante positivos, indicando um grande potencial para alcançar seus objetivos.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.496