Um Framework para o Desenvolvimento de Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem Ativa
Resumo
cultura digital tem propiciado um ambiente favorável à migração de modelos transmissivos de ensino para concepções e práticas de aprendizagem ativa. A possibilidade do uso integrado de diferentes mídias, as possibilidades de comunicação e criação cooperativa de artefatos, digitais ou não, viabiliza a proposição de novas concepções de aprendizagem. Embora já se tenha a fundamentação teórica para dar sustentação às inovações, falta-nos a disponibilidade de ambientes adequados à construção desses novos espaços. Uma das possibilidades é a adoção de um Framework computacional para agilizar a produção dos ambientes digitais propícios para apoiar arquiteturas pedagógicas que viabilizem processos de aprendizagem com base neste novo conceito. Neste trabalho, partimos do estudo de algumas arquiteturas usadas em um curso para formação de professores reflexivos para conceber um framework para dar suporte à materialização desses espaços.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.447